Crianças aprendem e se divertem com música em projeto de escola municipal
Com animação e empolgação, os alunos do maternal da Escola Municipal Anízio Bento, na Areia Branca, em Santos, receberam o arte-educador Zero Beto, nesta segunda-feira (8). O convidado do projeto No Ritmo da Música levou muita música e fez com que as crianças de dois anos tivessem contato com diferentes instrumentos.
Desenvolvido no início do ano pelas educadoras Cristiane Machado Pessoa, Cintia da Silva Ferreira e Renata Catarina Pestana, do maternal I A da escola, o projeto tem como objetivo aproximar os alunos da música, ampliando conhecimento e auxiliando no aprendizado. São desenvolvidas diversas atividades práticas e lúdicas que contribuem para melhor comunicação, socialização e concentração.
Tocando sanfona e banjolele e com traje de multi-instrumentos, o músico cantou com a ajuda das crianças e estendeu a apresentação até o pátio, onde todos os alunos puderam acompanhar e participar da dinâmica.
A educadora Renata Catarina pontuou a importância de abordar a música nesta faixa etária. “Eles têm grande curiosidade, querem aprender e vivenciar a música. No começo do projeto estavam tímidos e entre atividades e apresentações foram interagindo e participando cada vez mais”.
A orientadora Lucimeire Medeiros afirmou que são trabalhados concentração e relaxamento e que as crianças estão interagindo cada vez mais. “É muito importante a vivência com a música e muitos não têm no dia a dia”.
O músico Zero Beto, que está habituado a trabalhar com crianças, disse que sempre causa diferentes emoções em suas apresentações. “A música sempre causa reações e com as crianças não é diferente. Elas dançam, batem o pé no ritmo da música e interagem. O meu personagem busca trazer alegria, ampliar conhecimento sobre os instrumentos e tornar a música ampla, para que possam crescer escutando música de outra forma”.