Santos busca parceiros para fortalecer programas sociais
Santos busca parceiros para fortalecer programas e projetos sociais que buscam integrar pessoas em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho. Esses projetos são realizados pela Coordenadoria de Equipamentos de Desenvolvimento Social (Codeso). Quem estiver interessado pode preencher o formulário criado especialmente para esta finalidade.
“Em todos os projetos, precisamos de parceiros para realizar ações como palestras, rodas de conversa e oficinas de forma voluntária. O intuito é agregar conteúdo para a ampliação de repertório de nosso público-alvo. As atividades podem ser em diversas áreas, como em estética para as Vilas Criativas da Beleza ou Educação Financeira”, explica a coordenadora da Codeso, Julianna Laffront.
Um dos programas sociais é o Cidadão-Fênix. Nele, pessoas em situação de vulnerabilidade social entre 18 e 65 anos realizam atividades buscando a inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Elas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional e atuam por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais seis. A carga horária é de 30 horas semanais, distribuídas em seis horas diárias. Nesse período, aprendem e obtêm capacitação para ocupar uma vaga no mercado de trabalho futuramente.
“As atividades são desenvolvidas de forma orientada junto a parceiros formadores da própria administração municipal direta e indireta. Os planos personalizados de acompanhamento são elaborados pela equipe técnica multiprofissional gestora do Programa, com o intuito de ampliar o repertório, as habilidades sociolaborais e as competências profissionais dos beneficiários”, explica Julianna.