A paratleta cadeirante Vanessa Cristina, da equipe FastWheels/Semes/Fupes, foi um dos destaques do Grand Prix de Atletismo, realizado em Dubai entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. Vanessa, 33, anos conquistou o recorde brasileiro nos 400m e 800m.
Segundo o técnico Eduardo Leonel, ela completou a prova dos 800m em 1:47,88 minutos , batendo o antigo recorde de 1:51,46 minutos, e a dos 400m em 56,76 segundos, superando o tempo de 57,48 segundos. Com os resultados, ficou entre as cinco primeiras colocadas em todas as modalidades disputadas.
Agora só pensa em conquistar uma vaga para ir ao Campeonato Paralímpico Mundial de Atletismo, em julho deste ano, maior evento do gênero, em Paris (França), antes dos Jogos Paralímpicos de 2024. “Ela melhorou muito o próprio tempo e conquistou o recorde brasileiro em Dubai, mas ainda não alcançou o índice mundial. Hoje nosso principal objetivo é bater essa marca e conquistar uma vaga para o Mundial e, em seguida, nos prepararmos para os jogos paralímpicos”.
Os próximos desafios de Vanessa Cristina são as maratonas de Boston (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra), em abril, e o Campeonato Brasileiro. Ela tem até maio para conquistar uma vaga no Paralímpico Mundial de Atletismo. “Bati dois recordes, mas ainda não consegui o índice para o Mundial. Estou feliz pelas conquistas, mas ainda tem muito trabalho pela frente; agora é treinar muito para as próximas competições e tentar vaga para o mundial e para os Jogos de Paris, que é o meu principal objetivo; com foco e determinação tudo é possível”, confia a paratleta.