Cannabis medicinal será fornecida gratuitamente no Estado de São Paulo

O governador Tarcísio Gomes de Freitas sanciona hoje, em cerimônia às 18h, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislatica que prevê o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol na rede estadual de saúde.

Estes remédios são extremamente eficazes para ajudar pessoas pacientes com fibromialgia, câncer, autismo, Alzheimer, Parkinson e outras patologias e síndromes raras.

O uso destes medicamentos só será feito com prescrição e acompanhamento médico.

Autor do projeto, o deputado estadual Caio França (PSB) comemorou a iniciativa. “Com isso, São Paulo estará na vanguarda ao fornecer os medicamentos à base da cannabis pelo SUS para diversas patologias. Serão muitas famílias beneficiadas através desse projeto e precisava compartilhar isso com todos vocês que ajudaram desde o começo”, afirmou, após sair de reunião com o governador em que entregou um abaixo-assinado com mais de 40 mil adesões, defendendo o uso do canabidiol.

A propositura tramitou na Casa por três anos, sendo amplamente discutida, inclusive em audiência pública. A necessidade de ampliar o debate motivou ainda a abertura de uma Frente Parlamentar sobre a temática.

Após a aprovação do PL na Alesp no fim do ano passado, durante todo o mês de janeiro, França articulou inúmeras atividades de mobilização e reuniões envolvendo especialistas do ecossistema da cannabis medicinal em São Paulo e no Brasil como médicos, cientistas, advogados, associações e empresas, angariando ainda mais apoios, inclusive da sociedade civil e de inúmeros pacientes que necessitam do apoio do Estado para ter acesso ao medicamento.

Para Caio França, a conquista representa uma quebra de paradigmas e que ela é a soma dos esforços de muitas pessoas que lutam há décadas para que os benefícios da cannabis medicinal sejam reconhecidos na vida de milhares de pacientes. “Por meio deste PL conseguimos levar informação sobre o uso medicinal da planta cannabis sativa, combatemos preconceitos, colhemos relatos, reunimos especialistas. Não tenho palavras para expressar a minha felicidade. É a vitória da ciência, da saúde, da inovação, da vida e da família”.

Leia também:

Governador tem prazo para vetar preconceito e aprovar cannabis medicinal

Foto: Reprodução/Instagram @caiofranca40

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.