Ícone do site Jornal Local

25 de Março de São Vicente vira boulevard de compras

Boulevard do Centro de São Vicente

Trânsito da Rua Martim Afonso fica proibido para carros, para facilitar compras de Natal

Considerada a 25 de Março de São Vicente, a Rua Martim Afonso teve o trânsito interrompido e foi transformada em um boulevard. Além de proibir o acesso de veículos, a Prefeitura também instalou bancos, vasos de plantas e lixeiras.

Batizada de ‘Boulevard do Centro’, a iniciativa busca facilitar o acesso dos consumidores às lojas da principal área comercial da cidade. O fechamento da via, entre as ruas João Ramalho e Frei Gaspar, será mantido até 26 de janeiro.

O ‘Boulevard do Centro’ tem acesso exclusivo para pedestres no trecho e agentes de trânsito ficarão na região realizando o monitoramento e a orientação aos motoristas durante o período.

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar também estão na região reforçando a segurança. O ‘Boulevard do Centro’ também conta com um totem de monitoramento instalado em uma das esquinas, garantindo a vigilância 24h através do Centro de Controle Operacional (CCO).

O acesso de ciclistas também está proibido na via. Quem estiver de bicicleta deve desmontar do veículo e seguir empurrando-o pela rua, garantindo a segurança dos pedestres.

Rotas alternativas para motoristas

Quem vier pela Av. Presidente Wilson terá como rota alternativa a Rua Tibiriçá. Já o condutor que vier pela Av. Antônio Emmerich terá como rota alternativa a Rua Benjamin Constant e Rua XV de Novembro.

Ideia importada de Barcelona

A concepção do ‘Boulevard do Centro’ foi trazida pelo prefeito Kayo Amado, em recente visita oficial à Barcelona. Na cidade espanhola, ele conheceu o Programa Superblocos, iniciativa inovadora que vem transformando as ruas do município, com intervenções simples, visando tornar o espaço público mais saudável, com mais verde, seguro, favorecendo as relações sociais e a economia local.

“Decidimos fazer um fechamento da Martim Afonso diferente neste fim de ano, com o objetivo de fortalecer ainda mais o comércio do nosso Centro e deixá-lo mais atrativo. Trouxemos a ideia de ‘urbanismo tático’ que conheci em Barcelona, ressignificando esse espaço público com mobiliário novo que pode ser rapidamente desmontado ao final. E isso deixa a região mais agradável para todos que procuram o nosso comércio, que é o maior da Baixada Santista”, comentou o prefeito Kayo Amado, lembrando que São Vicente recebeu, nesta semana, o título de ‘Top Finalista’, do Prêmio Top Destinos Turísticos 2022, na categoria Turismo de Compras, colocando a Cidade entre os três melhores destinos de compras do Estado de São Paulo.

Sair da versão mobile