A Defesa Civil de Santos, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), realizou a oficina ‘Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: ciência cidadã em redução de risco de desastres’, projeto intitulado Com-VidAção.
O encontro, ocorrido neste sábado (19) na sede da Vila Criativa da Vila Progresso, reuniu alunos e população para a discussão e esclarecimento de dúvidas sobre as ações de percepção e prevenção de desastres naturais. Para a chefe da Seção de Programas Preventivos da Defesa Civil (Dedec), Andressa Oliveira de Souza, o evento é uma oportunidade para a população conhecer o trabalho do órgão municipal. “Cria uma proximidade com os moradores e alunos para que entendam um pouco sobre as estratégias da Defesa Civil, preparando a comunidade nas ações de prevenção para redução de acidentes”.
A proposta da oficina tem relação com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que tem como objetivo instruir moradores de áreas de risco sobre os cuidados em relação aos deslizamentos de terra durante os meses mais chuvosos (entre 1° de dezembro de 2022 e 30 de abril de 2023).
Há mais de dois anos, o projeto desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) faz parte do Programa Ciência na Escola, destinado ao aprimoramento do ensino de ciências na educação, com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC), com recursos do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes).