Os moradores da Vila Progresso, bairro localizado no ponto mais alto do Morro da Nova Cintra, terão mais segurança ao transitar pelas calçadas da Avenida Brasil. A Prefeitura fará, a partir de janeiro, a recuperação de 238 metros lineares de passeio e a estabilização da encosta da via.
O projeto envolve também reparos e melhorias na drenagem desse trecho, substituição das guias danificadas e recuperação de caixas de passagem da rede pluvial.
A Construtora Armada Eireli será responsável pela obra, após vencer licitação aberta pela Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). A divulgação aconteceu no último dia 31, no Diário Oficial do Município.
Os trabalhos têm prazo contratual de quatro meses para conclusão e representam um investimento de R$ 157.387,69.
CUIDADOS
De acordo com o engenheiro Ricardo Carvalho, da Prefeitura Regional dos Morros, responsável pelo acompanhamento dos serviços, todo o trecho utilizado como passeio, hoje recoberto com pavimento asfáltico, será substituído por concreto armado com telas de aço.
Além disso, será executada uma viga baldrame (fundação de apoio para distribuir melhor o peso abaixo do nível do solo), com brocas para estabilizar a calçada em pontos sujeitos a movimentações de terra.
Por estarem localizados no trecho mais alto da encosta do morro, os passeios estão sujeitos a movimentações e à erosão do solo, o que pode causar trincas e, eventualmente, até rupturas parciais do terreno. “Isso gera transtorno aos munícipes, obrigados a transitar pela rua e colocando em risco sua segurança”, explicou o engenheiro.
Os serviços, prosseguiu, visam não apenas reconstruir as calçadas, mas também garantir sua estabilidade a longo prazo, graças à execução de estacas de pequeno porte escavadas no solo e da melhoria da drenagem no local.