A segunda etapa do 35º Campeonato Santista de Pedestrianismo, realizada no último domingo (21) na Zona Noroeste, foi um sucesso de público. Com mais de 1.100 participantes entre homens e mulheres, munícipes e moradores de outras cidades, os atletas percorreram os trajetos de cinco quilômetros e 10km pelas ruas de Santos. A largada e a chegada da prova foram na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Av. Afonso Schmidt).
Na categoria geral feminina, que contou com 411 mulheres, a medalha de ouro ficou com Manuela Barbosa, sob o tempo de 40 minutos e oito segundos de prova. Menos de 20 segundos atrás da vencedora, Angelina das Graças, da Fundação Pró-Esportes (Fupes), garantiu a prata. O terceiro lugar ficou com Ivanilda dos Santos (Fupes), com o tempo de 40 minutos e 31 segundos.
Já entre os homens, o vencedor da prova foi Mauricio Santana, também atleta da Fupes, que cravou o tempo de 33 minutos de 19 segundos. A segunda colocação ficou com Jonas da Silva, enquanto o bronze foi para José Nascimento. A categoria teve a participação de 741 corredores.
“Assumi a liderança já no início da prova e consegui abrir uma boa vantagem sobre o segundo colocado. Estou muito feliz com meu desempenho, pois consegui vencer as duas etapas do Campeonato até agora”, comemorou Maurício, vencedor da etapa do Rebouças (Ponta da Praia), em 26 de junho.
Os corredores ganharam medalhas de participação e os três primeiros de cada categoria subiram ao pódio e receberam troféus. A competição também possui viés solidário. No ato da inscrição, os atletas doaram duas latas de leite em pó de 400g. Os donativos foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Santos, que repassará às 107 entidades cadastradas na instituição.
A iniciativa é da Secretaria de Esportes (Semes), em parceria com a Polícia Militar, Sesi, Sesc e Universidade Paulista (Unip). As próximas etapas da tradicional prova serão realizadas nos dias 18 de setembro, 23 de outubro e 27 de novembro.
Confira a classificação geral da etapa da Zona Noroeste.