Uma frente fria chegará a Santos a partir desta quinta-feira (18/8) e se estenderá até o final de semana. Além da baixa temperatura, que pode chegar a 15°C, haverá risco de chuvas e intensificação do vento neste período.
Apesar de estarmos no inverno, os primeiros dias da semana foram de calor, com as temperaturas atingindo 33°C. A mudança de condição climática é comum nesta estação, de acordo com o meteorologista Franco Cassol, da Defesa Civil de Santos.
“É uma situação que ocorre na nossa região antes de uma mudança climática, que no caso é a chegada da frente fria. Ficamos sob influência de uma massa de ar mais quente, com ventos de sentido noroeste, que são mais quentes e podem ser intensos, aumentando a temperatura”, explica.
Chuvas
Nos próximos três dias, o volume de chuva esperado é entre 20 e 50mm. Na quinta-feira, a probabilidade é de 60%, de forma moderada. Na sexta, a chance será de 90%, também de forma moderada, e no sábado chega a 70%, de forma menos intensa.
“O que nos afetará será a passagem de uma frente fria que vai ser entre quinta e sexta, principalmente na parte da noite. Isso causa uma previsão de tempo com chuva, principalmente na sexta-feira. No sábado tem previsão de chuva fraca e o tempo melhora gradualmente ao longo dos dias”.
Ele também descartou que a Cidade sinta efeitos de passagem de ciclone pela região, como aconteceu na semana passada. “O ciclone extratropical é um fenômeno de baixa pressão atmosférica, cuja formação é mais frequente no sul do País. Na nossa região, não é muito comum. Desta vez, portanto, o sistema não vai nos afetar diretamente”.
Condições marítimas
Quanto às condições marítimas, o mar fica agitado a partir da noite desta quinta-feira, segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. Durante a frente fria, a maré chegará no máximo a 1,4m na Baía de Santos e no interior do Estuário. O pico deve ocorrer às 8h da manhã da sexta-feira, quando as ondas na Baía de Santos poderão alcançar 2,4m. Já por volta das 18h, devem alcançar até 2,2m. No sábado, a máxima será de 1,7m.
Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o fato de as ondas poderem alcançar mais de 2,0m na Baía de Santos, deixa a Cidade em estado de atenção. Porém, caso as previsões se concretizem, não há a possibilidade de alagamentos e grandes impactos nas estruturas urbanas costeiras do Município.