Quinze mudas de palmeira jerivá foram plantadas ao longo da Rua Tuiuti, no Centro Histórico de Santos, em mais uma etapa dos cuidados paisagísticos realizados pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), nesta semana, na região.
Os trabalham, encerrados nesta sexta-feira (15), envolveram poda de árvores na Rua Tuiuti e nas praças Rui Barbosa, Mauá e Barão do Rio Branco, com o uso de caminhão cesto, além de limpeza, remoção de galhos e adubação dos canteiros do Outeiro de Santa Catarina e da Casa do Trem Bélico.
Com altura entre 1,50 metro e 2 metros, as mudas de palmeira foram cedidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e plantadas após a substituição da terra antiga das covas pela nova, misturada ao adubo.
Cuidados
A espécie jerivá foi escolhida por João Cirilo, coordenador de Controle Ambiental da Semam, pela resistência e por não registrar queda de folhas, garantindo mais segurança a pedestres, motociclistas e ciclistas.
“Além disso, a espécie é nativa da Mata Atlântica, já está ambientada na nossa região e integra o Plano de Arborização Municipal”, comentou Cirilo.
Ainda na Rua Tuiuti, a Seserp realizou a poda de árvores com acompanhamento de engenheiros agrônomos. O período apropriado para esse trabalho se estende de abril a outubro, quando a ocorrência de chuvas diminui e as árvores apresentam menor crescimento vegetativo. Fora deste período, a Seserp realiza podas de limpeza e de segurança, além de atendimentos emergenciais.
Palmeira Jerivá
Com estipe (caule ereto, rígido e longo) que pode alcançar 15m de altura e 60cm de diâmetro, as palmeiras da espécie jerivá possuem folhas longas, entre 2m e 4m de comprimento. Apresentam cachos com pequenas flores de cor amarelo creme durante todo o ano e possuem fruto carnudo com uma única semente, atraindo a fauna silvestre.
.
.
Foto: Divulgação/PMS