Festa de Portugal leva mais de 10 mil visitantes ao Centro de Santos
A Festa de Portugal atraiu mais de 10 mil pessoas ao Centro Histórico de Santos neste domingo (5/6). Todos interessados em degustar pratos típicos e acompanhar apresentações artísticas da cultura lusitana, com danças folclóricas e muito fado.
Em sua 13ª edição, após duas versões virtuais devido à pandemia, foram montadas 11 barracas no Valongo. Santistas e turistas puderam passear entre quitutes variados como arroz de braga, bolinho de bacalhau, bacalhau e sardinha na brasa. Vinhos e licores também não faltaram.
E, claro, 7.200 doces, entre eles toucinho do céu, pastel de nata, travesseiro de Sintra e o famoso pastel de Belém. Todos foram preparados para serem consumidos no local ou levados para casa.
Para manter o evento na lembrança, os visitantes tiveram à disposição muito artesanato e vestimentas típicas como os xales coloridos e vindos especialmente de Portugal para a festa.
Segundo o curador do evento, José Augusto do Rosário, há cerca de 50 mil cidadãos portugueses na região. “Santos é uma das cidades mais portuguesas do Brasil e essa comunidade precisa se encontrar e desfilar seu orgulho de ser lusitano. Nada mais apropriado do que a Festa de Portugal, que é uma festa de família, alegre e colorida”.
Parte da renda da Festa de Portugal será revertida para a Escola Portuguesa, que atende 120 crianças, com idades entre três e seis anos, da região Central, em período integral. A instituição é mantida com a contribuição de 218 padrinhos e subvenção da Prefeitura.