Santos iniciou, nesta segunda-feira (30), uma parceria com a cidade dinamarquesa de Viborg (Cidade Criativa da Unesco em Artes Midiáticas), para utilização de um jogo eletrônico para celular (Pon Mobile Game) voltado para educação ambiental de jovens. A intenção é de que ele seja aplicado nas escolas municipais da Cidade, em fase de testes ainda neste ano.
Durante a manhã, a parceria foi apresentada para professores e gestores da rede pública de Santos, junto com uma palestra promovida pelo consultor criativo do game, Morten Thorning, e pela especialista em aprendizado de animação Hanne Pedersen, com o tema ‘Como fortalecer a conscientização e a ação social – o humanismo e a cidadania por meio da animação’.
Durante a abertura do evento, na Sala Princesa Isabel do Paço Municipal, o prefeito Rogério Santos destacou como fatores preponderantes para a assinatura da parceria o fato de Santos ser uma cidade criativa e educadora reconhecida pela Unesco além de ser, nacional e internacionalmente, reconhecida pelo papel ecológico do Município.
“Somos a única Cidade no mundo que possui a educação oceânica; para nós é motivo de orgulho, como outros reconhecimentos à nossa cultura ambiental. Temos, sendo assim, a responsabilidade de passar esse nosso DNA para as futuras gerações, de que não somos os donos da natureza, mas parte da natureza, que devemos protegê-la e para isso esse tipo de ação é fundamental”.
O Jogo
O Pon Mobile Game foi idealizado pelo Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), sob a preocupação com a urgência climática mundial. A iniciativa foca em jovens e crianças, atores principais no futuro da humanidade e da preservação ambiental. O jogo é resultado de parceria entre colaboradores brasileiros e europeus, está sendo desenvolvido no Brasil pela Ilex Games, de Campinas (SP), e será lançado no final de agosto.
Para Morten Thorning, consultor criativo do game, a animação e os jogos eletrônicos, quando usados de maneira inteligente, possibilitam tratar de qualquer assunto com profundidade. “Santos é a cidade perfeita para testar o ‘Pon’, por conta de todo o caráter criativo”. Ele ressalta ainda que se trata de um jogo no qual as crianças vão aprender da maneira correta a importância da natureza”.
O produtor do jogo, o brasileiro Antônio Carlos Sandoval, explica que o público-alvo é formado por jovens de 13 a 15 anos, que poderão interagir com o desafio proposto. “Nosso objetivo principal é conscientizar sobre a emergência climática internacional, para isso, o jogo constrói uma narrativa, na qual um tatu tenta salvar a ilha onde vive de outros tatus robotizados que estão destruindo o ecossistema”.