Com a participação de 150 munícipes, a edição de maio da parceria entre a Prefeitura e a ONG Médicos do Mundo, realizada neste domingo (29), ofereceu uma série de serviços de saúde à população da região do Mercado Municipal e pessoas em situação de rua, como aferição de pressão, batimentos cardíacos e frequência respiratória, além de receber curativos.
A ONG Médicos do Mundo realiza ações mensais em Santos, na região do Mercado Municipal, desde julho de 2021. São 120 voluntários das áreas de medicina, enfermagem, medicina veterinária, odontologia, fisioterapia e biomedicina. Os atendimentos ocorrem das 11h às 14h, sempre no último domingo do mês, salvo em caso de impossibilidade, quando são realizados no penúltimo domingo de cada mês.
Atendimentos
Os moradores também foram encaminhados aos atendimentos necessários: clínico, odontológico, psicológico, social e/ou veterinário para os bichinhos de estimação. Além disso, foram aplicadas vacinas contra a covid-19 (todas as doses), sarampo e raiva para cães e gatos.
A moradora do Centro Jéssica Lark trouxe o cachorro de estimação para se vacinar no local. “É muito legal, pois dá a oportunidade de pessoas de baixa renda poderem buscar um atendimento veterinário, que é muito caro”. Além dos serviços gratuitos oferecidos pela Médicos do Mundo, a Prefeitura disponibilizou o carro odontológico da Coordenadoria de Saúde Bucal, testagem de sífilis e HIV pela Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) e outros serviços da Secretaria de Saúde.
O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, enfatizou o quanto parcerias como essa são fundamentais para a saúde pública. “É fundamental por auxiliar no fortalecimento de vínculos com uma população vulnerável da Cidade, complementando e atuando junto aos serviços municipais de saúde e acolhimento”.
No mesmo espaço, junto às tendas de atendimento, houve a comercialização de itens alusivos à ação, cujo recurso é revertido para a própria organização. Também foram distribuídos alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal.
O coordenador da ONG Médicos do Mundo, Fábio Soler, disse que o principal intuito é se aproximar de populações que mais precisam. “Sempre junto das comunidades mais vulneráveis, oferecendo a eles uma ampla gama de opções de atendimento num domingo”.
.
.
Foto: Carlos Nogueira