Jovens do Morro da Penha, Saboó e imediações vão ganhar uma oportunidade para chegar ao ensino superior cada vez mais afiados. A Vila Criativa da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, Saboó) inicia neste mês um projeto-piloto para prepará-los para a prova do Enem.
Realizado em parceria com o Colégio e Curso Aeon, o projeto Enem nas Vilas abrirá inscrições para 40 vagas, entre segunda-feira (30) a 3 de junho. As adesões serão feitas presencialmente na própria vila. Jovens de 16 e 17 anos só precisam comparecer com documento pessoal e comprovante de residência em Santos.
Os inscritos vão passar pelas aulas de reforço de 7 de junho até 27 de outubro, transmitidas no cinema da vila criativa. O objetivo é revisar e reforçar todo o conteúdo apresentado a eles nos três anos do ensino médio e, eventualmente, demonstrar temas com os quais não tiveram contato e podem ser exigidos durante a prova do Enem.
Serão abordados nas videoaulas conteúdos de ciências humanas, linguagens, códigos, matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. A metodologia inclui a apresentação da teoria e demonstração de exercícios.
O Escritório de Inovação Econômica (EIE), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), responsável pelo projeto, pretende ampliar a iniciativa nas próximas semanas para outras vilas criativas, já que outras instituições de ensino demonstraram interesse em fechar parceria.
O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, em todos os estados brasileiros.