Cerca de 150 alunos da escola de ensino infantil estão participando das atividades da Semana Municipal do Brincar, que tomam conta da Cidade até sábado (28).
O “brincar heurístico” foi a inspiração dos professores e da equipe gestora da unidade para criar as atividades. O termo remete à liberdade das crianças explorarem e se desenvolverem através das novas descobertas.
Brincadeiras sensoriais com farinha, areias coloridas e materiais recicláveis foram realizadas para incentivar o protagonismo dos alunos.
“O brincar livre e direcionado, em que preparamos os espaços para que eles possam investigar e brincar, é feito aqui na escola. Então a importância do brincar é o conviver, se expressar, descobrir, é o ser. Experimentando, a criança descobre o mundo ao redor dela”, explica a professora Silvana do Nascimento.
Instituída por lei municipal desde 2015, a Semana do Brincar envolve atividades que estão sendo realizadas nas UMEs, nos núcleos de jornada ampliada e vilas criativas. O encerramento será no dia 28, com pontos brincantes espalhados pela Cidade. Confira a programação neste link.
.
.
Foto: Isabela Carrari/PMS