Santos celebra Dia da Luta Antimanicomial com programação especial no Jardim Botânico

Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a cidade de Santos promove diversas atividades abertas ao público dedicadas à saúde mental, das 9h às 16h, no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº – Bom Retiro).

Entre as atividades estão oficina de cuidado e beleza, oferecendo cortes de cabelo simples e penteados, com debate sobre a necessidade do autocuidado e do seu impacto na autoestima, oficina de artes com produção de cartazes, versos e desenhos, além de orientações e rodas de conversa sobre redução de danos e gestão autônoma de medicamentos.

A programação do evento é organizada pela equipe da coordenação de Saúde Mental, Departamento de Atenção Básica (Deab), Coordenadoria de Unidades Especializadas (Counes), Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI), grupos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaboradores voluntários.

Também serão disponibilizadas orientações com a equipe do CCDI das 13h às 17h. A Seção de Reabilitação Psicossocial (Serp) participa da ação com a venda dos produtos de artesanato realizados pelos pacientes.

9h – Oficina de Jardinagem
9h30 – Estimulação corporal: Atividade física com alongamentos e exercícios
10h – Dança circular
10h – Orientações com equipes do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) e Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren)
11h – Atividades com o grupo de dança Movimente-se
12 – Saída do Pelotão da Saúde: caminhada em conjunto
14h – Mindfulness: meditação guiada
15h – Terapia comunitária
15h – Apresentação de arte circense

.

.

Foto: Nathalia Filipe/PMS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.