“Eu amo a ZNO”, o novo monumento da Zona Noroeste de Santos

Os moradores da Zona Noroeste têm um novo lugar para registrar o amor pela região santista. A Praça Júlio Dantas, em frente a Igreja Santa Margarida Maria, na Caneleira, ganhou o monumento instagramável “Eu amo Zno”. No último domingo, a peça foi finalizada com arte feita pelo grafiteiro Carlos Roberto da Silva, o Catts, completando o tratamento paisagístico que o espaço recebeu em abril.

O artista, de 29 anos, utilizou uma linguagem abstrata no monumento e deu um toque pra lá de especial na parte do coração, que teve a parte interna decorada com centenas de corações multicoloridos. O “clima de amor” foi inspirado no Dia das Mães, comemorado no domingo. Foram cinco horas de trabalho ininterrupto até o trabalho ficar pronto e logo atrair muitas mães e filhos, que aproveitaram para tirar fotos na data especial.

“A ideia inicial era enfeitar e dar cor à peça. Mas, como gosto de passar emoções e sentimentos em meus trabalhos, a parte externa do coração que integra o monumento ganhou cor vermelha, e a interna, centenas de pequenos corações”, disse Catts.

Ele também explicou que como o espaço é pequeno, não é qualquer desenho que ofereceria um apelo visual interessante, lembrando que o grafite é sempre melhor apreciado visto a distância. “Minha ideia foi fazer algo abstrato, bem colorido, para que desse pra ver de longe e chamasse bastante a atenção.” completou.

Praças revitalizadas

O monumento foi instalado pela Prefeitura Regional da Zona Noroeste e integra o processo de revitalização de 11 praças da região.

Também estão sendo contempladas com obras as praças da Cufa (Central Única das Favelas) e Francisco de Marchi, no bairro Castelo; Ex-Combatentes e Domingos Aulicino, no Bom Retiro; Dr. Tennyson de Oliveira Ribeiro, Nicanor Ortiz e Décio de Brandão Campos, no Areia Branca; e Maria Coelho Lopes, no Santa Maria; Afonso Taunay (Rádio Clube) e Ruy de Lugo Viña (Saboó).

Os serviços, orçados em R$ 650 mil, começaram no final do mês passado e deverão estar concluídos até o final de junho, dependendo das condições do tempo. A Praça Domingos Aulicino também ganhará um monumento, mas alusivo à família.

.

.

Foto: Rogério Bomfim

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.