Após longa temporada fora da praça por conta da pandemia do coronavírus, o ‘Grupo Teatro a Bordo’ retoma as apresentações presenciais e estaciona seu Teatro Móvel Solar (palco itinerante iluminado com a energia do sol) na Lagoa da Saudade, em frente à Vila Criativa do Morro da Nova Cintra, neste sábado (14).
Entre as atividades programadas estão a apresentação teatral ‘A Princesa e o Gigante’, às 16h30; Bloco de um Homem Só com Zero Beto, às 18h; exibição de curtas-metragens, às 19h, e Caixola de Histórias, às 20h. Todas as apresentações são gratuitas.
No dia anterior, sexta-feira (13), o ‘Teatro a Bordo’ realizará atividades exclusivas para educadores, com oficinas de contação de histórias, das 19h às 21h, no Centro de Formação Darcy Ribeiro (Rua São Paulo, 40ª, Vila Mathias). Os interessados não precisam fazer inscrição para participar da atividade.
O projeto tem 10 anos de atividades e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras. Inspirados nas trupes da ‘commedia dell’arte’, que cruzavam a Europa entre os séculos 15 e 18 em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o contêiner-palco utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.
Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema projetado para a captação solar no teto do palco.
O Projeto Teatro Móvel Solar é uma realização do Grupo Teatro Aberto, da BERTHI Produção e Arte e do Governo do Estado de São Paulo. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura (Secult).