Restauro do revestimento das fachadas e da cobertura. Este será o foco da primeira fase de obras do Novo Mercado Municipal de Santos, na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova. A Prefeitura pretende que os trabalhos sejam iniciados neste semestre. A licitação para definir a empresa que fará os serviços foi aberta na segunda-feira (4).
Os trabalhos consistem na recuperação das esquadrias metálicas com instalação de venezianas e novo revestimento das marquises, após passar por impermeabilização. A fachada ganhará iluminação especial e será instalado um atual Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Segundo informação da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), a cobertura contará com moderno sistema de impermeabilização, substituição da estrutura de sustentação e instalação de novas telhas metálicas e forro, incluindo ainda a troca das instalações de águas pluviais.
A primeira fase de obras tem prazo de 15 meses para ficar pronta e está orçada em R$ 5.458.673,07, recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano no Município de Santos (Fundurb), fruto de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) com a empresa Compass.
A Prefeitura recebeu do Grupo Comunitas, parceiro neste processo, o projeto executivo das obras, incluindo a parte estrutural, elétrica e hidráulica, e contou com a participação técnica do escritório de projetos da MW Arquitetura. O documento foi analisado pela Siedi, que preparou a documentação técnica da licitação para a primeira fase de reforma.
A segunda fase de obras contempla a parte interna do Mercado e está prevista para o segundo semestre. Já a terceira fase contemplará a modernização da Bacia do Mercado.
O espaço contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes, com peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e padaria na parte térrea. Já o mezanino será ocupado por um café, uma varanda e 18 boxes, com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato, estúdios de tatuagem e piercing, além de espaços para coworking, atelier, antiquário e suvenires.
O Centro Temático de Cinema de Santos deve começar a ser construído neste semestre no prédio anexo ao Mercado Municipal, integrando-se à proposta de remodelação e revitalização do espaço. O projeto prevê a conservação da edificação do anexo do Mercado, com implantação de um equipamento de quase 1 mil m², composto por térreo, 1º e 2º pavimentos.
O espaço contará com estúdios públicos para atender a demandas da própria escola e de produções regionais, nacionais e até internacionais; escola com formação continuada e oficinas de história do cinema, direção de atores, direção de arte, roteiro, entre outros temas que possam atender tanto profissionais do audiovisual como qualquer pessoa que se interesse pela área.