Integrantes da Guarda Civil Municipal de Santos participaram nesta semana de um encontro no canil da guarda metropolitana de São Paulo, na Capital, para aperfeiçoar técnicas de cinoterapia, que envolve o contato de pessoas doentes com animais para ajudar em tratamentos.
Além do aprendizado, a visita também rendeu a doação de um pastor Belga Malinois para a corporação santista, que passará a contar com cinco cães para ajudar nas ações de segurança na Cidade.
A comitiva santista assistiu a uma aula teórica sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA – cinoterapia), com explicações sobre os aspectos positivos da terapia para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, na melhoria de quadros clínicos de saúde e no desenvolvimento e sociabilização de crianças. Participaram ainda de uma aula prática sobre o treinamento de cães para essa finalidade.
O procedimento é acompanhado por profissionais da área da saúde. Atualmente é realizado esporadicamente na GCM de Santos, e a intenção é aprimorar as técnicas para poder adotá-las com maior frequência.
O comandante da GCM Santos, Ronaldo Pereira Pinto, enfatizou a importância de trocas de experiências como essa com a guarda de São Paulo. “É fundamental para o estreitamento de relações entre as duas corporações, cria-se uma via de mão dupla de troca de informações para melhorar o atendimento aos munícipes”.
.
.
Foto: Divulgação/PMS