Foram concluídos nesta terça-feira (22) o desassoreamento a e limpeza do canal da Rua Flamínio Levy (Saboó). Em cinco dias de trabalho, a equipe da Prefeitura retirou 132 toneladas de lama, vegetação, detritos e materiais inservíveis. Nesta quarta-feira (23), tem início a limpeza do trecho central do Rio Lenheiros.
Além de uma retroescavadeira para remover os sedimentos do fundo do canal da Rua Flamínio Levy, os trabalhos envolveram 12 funcionários da Prodesan na raspação e retirada manual de vegetação dos taludes e de materiais em flutuação, de acordo com técnicos Secretaria de Serviços Públicos.
Além disso, um caminhão hidrojato limpou ramais centrais e galerias da rua, removendo lama e objetos carreados para o sistema de drenagem pelas chuvas, destacou Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico do Departamento de Serviços Públicos, responsável pela supervisão dos trabalhos.
A presença de lama e materiais inservíveis compromete o sistema de drenagem, interferindo diretamente no escoamento das águas e podendo causar alagamentos em caso de chuva forte ou prolongada, lembrou o assessor técnico.
RIO LENHEIROS – Até o final desta semana, serão concluídos os serviços manuais de desobstrução e retirada de lama do trecho central do Rio Lenheiros.
Concluída essa etapa, terá início a desobstrução do último segmento do rio, até as proximidades das quatro pistas da Avenida Martins Fontes, na entrada da Cidade. O Lenheiros é um braço do Rio Saboó, com nascente no Morro São Bento, que foi parcialmente canalizado e coberto durante a construção do Conjunto Habitacional Mário Covas, iniciada em 2003, situado às suas margens.