Uma visão sobre os métodos alternativos de cura 

O termo “métodos alternativos de cura” separa os espíritos. Para alguns, são práticas questionáveis ​​e sem base científica, outros juram por elas e só recorrem à medicina convencional em caso de emergência. 

O fato é: muitos métodos de medicina alternativa apresentam efeitos surpreendentes e também são reconhecidos pela medicina convencional e pelas empresas de seguro saúde.

O que exatamente são métodos alternativos de cura?

Os métodos alternativos de cura geralmente são abordagens terapêuticas que proporcionam uma alternativa à medicina convencional. Algumas das opções de tratamento não estão muito distantes da medicina clássica e agora estão até incluídas no conceito de terapia por médicos de clínica geral. 

A maioria dos métodos remonta à natureza, a origem real do organismo humano. Muitas terapias alternativas usam plantas medicinais naturais que supostamente ativam o fluxo de energia e os poderes de autocura do corpo.

A medicina alternativa não trata apenas de tratar os sintomas. O foco está na pessoa como um todo, o que significa que o psiquismo, a alimentação e as condições de vida também são levadas em consideração. 

Essa abordagem holística permite uma forma de tratamento sob medida para o indivíduo, o que muitas vezes não é possível na medicina convencional. Só essa é a razão para muitos darem uma chance aos métodos alternativos de cura. 

Porque quando os médicos convencionais atingem seus limites no tratamento de doenças crônicas, os médicos alternativos adotam uma abordagem holística. Eles levam muito tempo para discussões e também entram nos fatores psicológicos. Muitas vezes, esses terapeutas alcançam resultados surpreendentes.

Que métodos alternativos de cura existem?

Naturopatia

O termo “naturopatia” é usado principalmente como um termo genérico para muitos outros “métodos de sub-cura”. Porque a naturopatia inclui tudo o que é natural no processo de cura: exercícios, nutrição, luz, água, plantas, oxigênio, psique e relaxamento. Consequentemente, alguns dos seguintes métodos alternativos de naturopatia são contados, como a fitoterapia ou a terapia Kneipp.

Fitoterapia

A fitoterapia é geralmente mais conhecida como fitoterapia. Isso já descreve a base: as plantas medicinais são usadas para aliviar certas doenças. As aplicações típicas são pomadas, chás, inalações, compressas, banhos ou a ingestão de gotas. 

Muitos remédios caseiros antigos vêm de fitoterápicos, como chá de erva-doce para problemas digestivos, inalação de camomila para um resfriado ou banho de alfazema para distúrbios do sono.

Medicina Tradicional Chinesa 

A Medicina Tradicional Chinesa trabalha com métodos diferentes. Esses incluem acupuntura, ventosas e fitoterapia. A acupuntura clássica é baseada na ideia de Qi (termo chinês para energia vital). 

Ao estimular certos pontos de acupuntura no corpo com agulhas, o Qi deve fluir livremente novamente e, por exemplo, aliviar a tensão e as cãibras que podem ser causadas por um sapatenis masculino ou femino. Estudos mostraram que agulhas colocadas no corpo podem curar algumas doenças.

É por isso que a acupuntura passou da medicina tradicional chinesa  para as práticas médicas europeias nos últimos anos. Mais e mais médicos estão treinando para se tornarem acupunturistas, porque as agulhas podem. 

Aliviar alergias, dores de cabeça e enxaquecas. Com a ventosa, os vasos de vidro são fixados na pele do paciente usando pressão negativa. Dessa forma, o naturopata estimula a circulação sanguínea e pode, por exemplo, eliminar dores musculares.

Homeopatia

Os glóbulos estão cada vez mais populares e são particularmente populares no tratamento de crianças. Quando se trata de homeopatia, o naturopata também tem uma visão holística de seus pacientes. 

O princípio da homeopatia clássica é: “Cure semelhantes com semelhantes”. O que causaria sintomas em uma pessoa saudável (por exemplo, arsênico) pode aliviar os sintomas em uma pessoa doente. A homeopatia visa estimular os poderes de autocura por meio da administração de glóbulos e gotas altamente potentes. 

Altamente potenciado significa que a substância medicinal é gradualmente agitada com água ou álcool ou esfregada com açúcar do leite e diluída de tal forma que a matéria-prima não pode mais ser detectada.

Aromaterapia

Os óleos essenciais são o meio de aromaterapia. Porque os cheiros desdobram seu efeito benéfico diretamente no sistema límbico do cérebro, que é responsável pela produção de sentimentos e hormônios. O óleo de melaleuca é muito bom para os resfriados e também possui efeito calmante.  

Os óleos vegetais podem ser usados ​​como fragrância ambiente, como óleo de massagem ou como gotas. A aromaterapia é geralmente usada como suporte para outra forma de terapia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.