Dale Coutinho, o maior conjunto habitacional da época

Inaugurado em 4 de agosto de 1980, no bairro do Jardim Castelo, o Conjunto Habitacional General Dale Coutinho, era o maior projeto da Cohab Santista até então. Possui 1.200 unidades, divididas em 75 blocos, de quatro andares, com 16 apartamentos por bloco.

Durante toda a construção do conjunto, houve a preocupação da Cohab em manter um espaço destinado a áreas verdes e equipamentos comunitários. Foi construído em um prazo de 600 dias, considerado ágil, devido às técnicas utilizadas pela Cohab como a de “moldagem in loco” e uma técnica sueca de utilizar formas de aço e reutilizá-las o máximo de vezes possíveis —e assim barateando a obra.

Mas nem tudo foram flores, os problemas contratuais entre Engeral, a empreiteira responsável pela obra, e a Cohab paralisaram as obras por cerca de oito meses a partir de fevereiro de 1979. Outra construtora foi contratada, a Wysling Gomes Ltda., para arrumar os problemas anteriores, como as paredes finas que não protegiam do calor, muito menos do frio, além do reboco mal colocado.

Entretanto, os problemas continuaram após a inauguração. Pouco tempo depois, alguns dos motores das caixas d’água pararam de funcionar e isso resultou em tubulações de esgoto vazando, caixas de gordura entupidas e água brotando do chão durante as chuvas.

Além disso, as áreas verdes prometidas no projeto não ocorreram e coube aos próprios moradores tomarem a iniciativa para criá-las. Além disso, o centro recreativo e esportivo era completamente cercado, com uma burocracia enorme para o acesso.

O conjunto leva o nome de Vicente de Paulo Dale Coutinho, que foi general do Exército, no governo do presidente João Figueiredo. Faleceu em maio de 1974, dois meses após assumir o cargo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.