Ícone do site Jornal Local

Parceria garante estudos para avanço de obras contra enchentes na Zona Noroeste de Santos

Os estudos nas microbacias de Santos e São Vicente necessários para avançar o programa de combate a enchentes na Zona Noroeste serão realizados pela armadora MSC. O serviço é uma das compensações previstas no Termo de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) assinado com a empresa na manhã desta sexta-feira (18), no Paço Municipal. 

O objetivo é calcular qual será a capacidade necessária do Rio dos Bugres para suportar a vazão das águas das chuvas intensas e da maré alta, escoadas pelas estações elevatórias, além de guiar, no projeto executivo, quais serão as medidas adotadas para restabelecer a profundidade do rio, que se perdeu ao longo do tempo.

A parceria, no valor estimado de R$ 1 milhão, corresponde à compensação pelos impactos decorrentes da implantação de um empreendimento na Rua Boris Kauffmann, no bairro Chico de Paula. Além do estudo, a empresa também realizará limpeza, por meio de hidrojateamento, no sistema de drenagem no entorno do empreendimento. Ambos os serviços e demais compensações devem ser finalizados ainda neste ano.

O prefeito Rogério Santos destacou a importância da parceria para a região. “A Zona Noroeste é um local onde investimos bastante nas obras da Nova Entrada da Cidade, mas que vamos investir ainda mais por meio dessa parceria com a iniciativa privada”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, acrescentou que se trata de “um estudo específico que vai alavancar o andamento da obra do programa Santos Novos Tempos, uma das mais importantes no momento para a região”. 

O diretor de operações da MSC, Elmer Justo, afirmou que a participação da empresa no programa é o reconhecimento a uma necessidade. “Sabemos da importância dessa obra com a qual estamos contribuindo. Sabemos da dimensão dos benefícios que ela trará para a população da Zona Noroeste na próxima década”, finalizou.

Santos Novos Tempos

No total, o programa de macrodrenagem Santos Novos Tempos (SNT) prevê a instalação de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias até 2028. Os dispositivos servirão para evitar alagamentos por marés mais altas e chuvas intensas nas áreas que estão abaixo destes níveis. Além disso, o Santos Novos Tempos inclui iniciativas nas áreas habitacional, viária e social, para beneficiar, diretamente, cerca de 120 mil moradores de 12 bairros da Zona Noroeste e entorno.

.

.

Foto: Isabela Carrari

Sair da versão mobile