A Zona Noroeste deve receber, até março, 11 muretas decorativas com a proposta de estimular a reflexão sobre temas contemporâneos e gerar identidade visual nas comunidades. Esse é o Projeto Portais da Comunidade, que já se faz presente na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente ao Sesi, e no Caminho São Sebastião, no Dique da Vila Gilda (Rádio Clube).
No primeiro deles a inspiração foi o manguezal, ecossistema característico da região. A mureta recebeu a gravura de um colhereiro, um guará vermelho e uma garça branca, aves típicas desse ambiente.
No Dique, um dos lados recebeu uma representação de uma mão segurando a Terra, enquanto o outro lado foi ilustrado com o mundo recebendo um abraço. A ideia da pintura foi discutir a preservação ambiental, já que próximo dali havia um ponto de descarte irregular de lixo.
O subprefeito da Zona Noroeste, Kléber Passos, explica que cada escultura será acompanhada de um totem informativo, com o nome da comunidade mais próxima. “Queremos gerar uma identidade da população com a comunidade na qual está inserida”.
As pinturas estão sendo executadas pelo grafiteiro Carlos Roberto da Silva, o Catts, que já fez diversos trabalhos similares na Cidade. “Toda arte tem o intuito de gerar questionamentos e esta proposta oferece exatamente isso”, explica o artista.
Os temas de cada decoração e o local de instalação estão sendo definidos em reuniões entre representantes da Prefeitura e munícipes. O projeto é desenvolvido em parceria entre as secretarias de Governo e de Serviços Públicos.
.
.
Foto em destaque: Marcelo Martins