Ícone do site Jornal Local

Um lugar mais que especial – Zona Noroeste e Morros

Locais que despertam a memória afetiva dos moradores estão distribuídos por toda a cidade. Repletos de belezas naturais, história e cultura, esses lugares ajudam Santos a se tornar uma cidade mais agradável.

Jardim Botânico

Localizado no bairro do Bom Retiro, na Zona Noroeste, o Jardim Botânico Chico Mendes conta com um espaço verde de 90 mil m², um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, além dos mais de 1000 metros de alamedas asfaltadas, playground, parque infantil acessível, área para contemplação dos lagos, trilhas e área de piquenique. O Jardim Botânico é a segunda maior área verde da cidade, só perdendo para o jardim da orla.

Foto: Douglas Fernandes

Sambódromo

A passarela Dráusio da Cruz foi nomeada em homenagem a importante figura do samba santista, nascido em 14 de julho de 1929, que ajudou em 1955 a fundar a GRES Império do Samba e foi uma figura atuante por mais de 30 anos no cenário do samba, ajudando na formação de mestres-sala e instrumentistas para diversas agremiações. Dráusio também foi nomeado Rei Momo de São Paulo em 1991 e Rei Momo santista em 1992.

Desfile da G.R.C. Mãos Entrelaçadas em 2020

Engenho dos Erasmos

Considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do país, o Engenho São Jorge dos Erasmos fica localizado no bairro São Jorge. A construção data de 1534, levantada no sopé do Morro da Caneleira e é considerado o único no Brasil – e talvez do mundo – em estilo açoriano. As ruínas estão sob cuidados da USP, sua visitação é gratuita e está temporariamente fechada.

Foto: Marcelo Martins/PMS

Estádio Espanha

A casa do Jabaquara Atlético Clube, o Estádio Espanha, fica localizado no bairro da Caneleira. O clube Jabaquara A.C., anteriormente chamado de Hespanha, foi fundado em 15 de novembro de 1914, por jornaleiros espanhóis, é um dos membros fundadores da Federação Paulista de Futebol.

Foto: Reprodução/Street View

O Peixe

A escultura de aço na entrada da cidade é obra do escultor Ricardo Campos Mota. O peixe de 25 metros, pesa 45 toneladas e está localizado na Via Anchieta. De certa forma, o peixe tranquiliza o viajante ou morador santista pois avisa que chegou na cidade.

Foto: Sergio Furtado

Homenagem ao Santos FC

Uma estátua de 4 metros em homenagem ao time que levou o nome da cidade mundo a fora, localizada na entrada da cidade, próxima ao viaduto Paulo Gomes Barbosa. A homenagem em formato de camiseta leva o número 10 do Rei do Futebol e celebra as diversas conquistas que o clube alcançou através dos anos.

Foto: Divulgação/PMS

Monte Serrat

O monte que abriga o Santuário da padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos, contempla mais de 400 degraus e 14 nichos reproduzindo cenas da Via Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941. Lá de cima é possível ter uma vista de parte de São Vicente, Cubatão e Guarujá. 

Foto: Francisco Arrais/PMS

Escadarias do Pacheco

Os 514 degraus da escadaria do morro do Pacheco são um cenário conhecido para quem acompanha o emocionante esporte do Downhill. Os atletas descem 600 metros com diversos obstáculos em um desnível equivalente a um prédio de 45 andares!!!

Foto: Divulgação/PMS

Lagoa da Saudade

Com 20.500m², a Lagoa da Saudade é um lugar de descanso e ponto de encontro para aqueles que apreciam a pesca. A lagoa tem playground, pista de skate e diversos quiosques com churrasqueira individual e mesas de alvenaria. Também é um local que dispõe de vários mistérios…Há quem acredite que a lagoa está numa cratera de um antigo vulcão, por exemplo.

Foto: Doug Fernandes

.

.

Foto em destaque: Marcelo Martins

Sair da versão mobile