Alemoa, o sítio que virou bairro

O bairro da Alemoa é um dos mais tradicionais da cidade de Santos, com mais de 160 anos de história. Tem uma grande importância econômica para cidade, pois abriga uma extensa área industrial e é um elo entre a entrada da cidade e o porto.

Antes de tornar-se um distrito industrial e logístico, o bairro era na prática um grande matagal, ocupado por alguns sítios, como o Sítio da Vargem, ou, como ficou conhecido mais tarde ‘Sítio da Alemoa’.

O Sítio da Vargem foi adquirido pelo empresário Adão Kunem, alemão e sócio de Jacob Emmerich, por volta de 1829. Adão vivia com sua esposa, Catarina, no sítio e isso rendeu a alcunha popular de Sítio do Alemão para a localidade. Anos antes de seu assassinato, Adão passou a viver no sítio com sua segunda esposa, Maria Margarida Kunem (ex-Vibrack), até que, no dia 24 de abril de 1852, Kunem foi assassinado por um de seus escravos, também Adão. Então o sítio passou a ser habitado pela viúva Maria Margarida e passou a ser conhecido como ‘Sítio da Alemoa’.

Hoje, o bairro da Alemoa é um grande polo industrial, com diversas empresas de segmentos variados, além de abrigar cerca de 10 mil pessoas e contar com escolas, bares, padarias, praças e centro comunitário.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.