Ícone do site Jornal Local

Santista tem orgulho de viver na cidade

Pesquisa do Instituto DataOrla mostra em números o que todo mundo já imaginava: o morador de Santos tem muito orgulho de viver na cidade e, mesmo se pudesse, não mudaria para outro município.

Pesquisa do Instituto DataOrla realizada entre os dias 17 e 19 deste mês, a pedido do Jornal da Orla, revela que o santista é um apaixonado pela cidade. Dos entrevistados, nada menos do que 53% afirmam se sentir “muito orgulhoso” por viver em Santos, enquanto outros 35% afirmam se sentir “orgulhoso”; já outros 7% se dizem indiferentes. Uma minoria 2% se diz “pouco orgulhoso” e 2% “nada orgulhoso”.

Foram realizadas 500 entrevistas de acordo com o perfi l dos moradores, observados os critérios estabelecidos pelo IBGE e TSE. O intervalo de confi ança é de 95% com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos. O trabalho foi coordenado pelo diretor do DataOrla, o cientista político Jairo Pimentel. Um dado bastante interessante da pesquisa: quanto maior o nível de escolaridade, renda e idade, mais alto é o índice dos que revelaram “muito orgulho” ou “orgulho” de viver em Santos.

70% não mudariam da cidade, mesmo se pudessem

A pesquisa também mostra a satisfação do santista com a cidade. Nada menos do que 70% dos moradores afirmam que não mudariam de Santos mesmo se pudessem; enquanto 29% afirmam que mudariam e 1% não respondeu.

Calçadão da orla é o local predileto

O ponto preferido dos santistas é o calçadão da orla da praia. Esse foi o local apontado como o predileto por 63% dos entrevistados. A seguir são citados os morros (6%), Zona Noroeste (5%), Centro Histórico (4%), Praça da Independência (3%). Vários outros locais foram apontados por 16% dos entrevistados.

Beleza das praias é destacada pela maioria

O DataOrla também perguntou aos entrevistados o que eles mais gostam na cidade. As belezas naturais das praias foram apontadas por 50%, enquanto 13% destacaram a qualidade de vida que a cidade oferece; 8% citaram a infraestrutura de lazer/cultura e 7% o bairro em que moram. “De um modo geral, a pesquisa revela que o santista tem orgulho de sua cidade e está satisfeito com a qualidade de vida que Santos oferece. Evidentemente, Santos não é uma cidade perfeita, mas, para os padrões brasileiros, certamente é uma das melhores do país, conforme apontam diversos indicadores e estudos”, conclui o coordenador da pesquisa, o cientista político Jairo Pimentel.

.

.

Foto: Francisco Arrais/PMS

Sair da versão mobile