Camisas, chuteiras, bolas, troféus, medalhas, fotografias, quadros e até mesmo a caixa de engraxate fazem parte do acervo do Museu Pelé, uma das principais atrações turísticas do Centro Histórico de Santos. E toda esta coleção pode ser conferida gratuitamente, pois a Secretaria de Turismo de Santos decidiu que o ingresso continuará sendo gratuito.
O museu estava com o ingresso zerado desde outubro, em promoção iniciada para comemorar o Dia do Turismo (27 de setembro) e inicialmente prevista para durar até 31 de dezembro. Porém, o prefeito Rogério Santos decidiu que a entrada continuará franca sem sem data definida para acabar. Desde o começo de outubro, passaram pelo equipamento aproximadamente 22 mil pessoas.
“O turismo será essencial para a Cidade na retomada econômica, por isso estamos adotando esse tipo de ação para estimular as pessoas a conhecerem as nossas atrações”, afirma a a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.
Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h e apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do ‘Atleta do século XX’. No equipamento, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.
Atualmente, a principal atração é a exposição ‘O Início da Lenda – Pelé sob olhar do fotógrafo José Dias Herrera’, que mostra em grandes painéis e centenas de fotos, os primeiros dias do Rei do Futebol no Santos FC. E, recentemente, a visita ao local se tornou mais tecnológica e informativa com a instalação do sistema de audio guide, que permite a descrição de passeios turísticos com uso de dispositivos eletrônicos e digitais com recursos de voz.