Ícone do site Jornal Local

Pacientes da Zona Noroeste com gripe devem ir ao Nobregão

Nobregão

Os moradores da Zona Noroeste com sintomas gripais devem procurar atendimento médico no Ginásio Poliesportivo Antônio Jorge Pereira de Nóbrega, o Nobregão (Av. Jovino de Melo s/nº com a Rua João Fraccaroli, Bom Retiro), localizado no Centro esportivo M. Nascimento Jr.

Antes, a população estava sendo atendida na área externa do centro esportivo, mas a Prefeitura decidiu mudar o Centro de Triagem de local para agilizar o atendimento e oferecer mais conforto aos munícipes.

“Quando retomamos o atendimento nos centros de triagem, nosso objetivo era dar mais agilidade no atendimento à demanda crescente de casos de síndromes gripais, com equipes contratadas apenas para esta finalidade, e oferecer conforto aos pacientes. A transferência para o ginásio proporciona isso, uma vez que há cadeiras distanciadas uma das outras e as pessoas ficam resguardadas da chuva ou do sol”, afirma o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta.

No mês passado, já foram registrados cerca de 15 mil atendimentos a casos de síndromes gripais nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e centros de triagem.

TENDAS  

Além do centro de triagem no Ginásio Nobregão, a Prefeitura montou mais duas estruturas com o mesmo objetivo: na UPA Central (Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias) e outro na UPA Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/nº, Estuário).

A tendas, que começaram a funcionar no último dia 24, oferecem atendimento 24 horas, mobilizando 26 funcionários a cada plantão de 12h, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

O equipamento deve ser procurado por pessoas com comorbidades, idosos, gestantes e puérperas que estejam com sintomas de gripe. Outras pessoas devem se tratar conforme o habitual e procurar atendimento se os sintomas não amenizarem ou se agravarem.

A Secretaria de Saúde de Santos avalia diariamente a qualidade do atendimento, de forma a poder realizar mudanças, como contratação de profissionais, sempre que necessário.

A recomendação é para que todos pratiquem hábitos de higiene para combate à gripe e outros vírus, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscaras e álcool em gel com frequência.

Sair da versão mobile